HISTÓRIA DE SUCESSO ABDUL ABDALA

Sou Abdul Abdala, tenho 25 anos de idade, vivo no bairro da Marringanha e sou graduado do 4º ciclo do projecto Yopipila. A primeira vez que vi uma placa com o nome do projecto Yopipila me emocionei, e questionei “O que faz este projecto?”, então fui saber que era um centro de treinamento para jovens de Cabo Delgado, e como jovem desta região, vi que tinha que me inscrever para ter acesso aos treinamentos do projecto, onde tive um ensino de qualidade que me levou a ter sucesso.

Quando me inscrevi, comecei a ir aos treinamentos e também tivemos um estágio, dentro do projecto, onde aprendemos muita coisa como reciclar garrafas, reutilização de paletes, blocos zero carbono. No início do projecto, não me encantei logo pelo tema da reutilização mas dei o meu melhor e agora o tema o que mais me emociona, é a reutilização de paletes, porque eu não sabia como utilizá-las e aprendi que não se desperdiça algo que não se sabe a sua finalidade. Assim comecei a aprender como reutilizar e agora até tenho algumas coisas em casa feitas de palete.

Depois do treinamento concorri para ser beneficiário dum financiamento e implementar um projecto de energias renováveis, que se chama AbdulSolares. Esse projecto, faz instalações elétricas e fornece materiais para energias renováveis. As pessoas à minha volta vêm este projecto e questionam-me como consegui, e eu digo sempre que nada vem só, nós temos que procurar o sucesso para nós mesmos, e eu procurei o sucesso para mim e agora as pessoas à minha volta também se sentes inspirados para procurar para eles. Me sinto muito bem em ser esta inspiração, porque antes não tinha nada, sentia-me sozinho e agora tenho amigos e oportunidades que antes não tinha. Depois dos treinamentos, comecei a trabalhar também na função de copeiro no restaurante Y not?, e dentro do trabalho surpreendo sempre com novas actividades que nem sabia que conseguia fazer e com a minha proatividade. Agora, sinto que sou um jovem diferente, antes a minha vida era acordar e ficar sentado, a questionar se algum dia vou estar no lugar que as outras pessoas estão, mas não me desesperei e vi uma oportunidade e agarrei-a, agora a minha vida mudou porque sou um jovem muito ocupado e dedico o meu tempo entre o trabalho e os projectos.

Tenho vários planos para o futuro, agora sou copeiro, mas quero continuar a trabalhar e aprender, e quem sabe um dia posso ser cozinheiro, ou trabalhar na caixa, ou mais além… Mas sei que nunca vou desistir de mudar a vida, e procurar mais! A minha mensagem aos jovens é: “quando se pensa que não vamos conseguir, somos surpreendidos com as oportunidades como a do projecto Yopipila, e acreditem esse dia vai chegar!”

Partilhar