HISTÓRIA DE SUCESSO ESTEFÂNIA

Sou Estefânia Armando Somar, tenho 23 anos de idade e vivo no bairro Eduardo Mondlane. Descobri o projecto Yopipila através dum amigo do bairro da Marriganha, que me disse que havia um projecto em que alguns jovens estavam a se inscrever para ter uma formação. Fiquei muito interessada porque o projecto fala muito sobre tecnologias verdes e meio ambiente, e por não ter o conhecimento específico no assunto, fiquei ainda mais curiosa. Inscrevi-me no Yopipila, tivemos uma conversa de selecção, fui apurada e comecei com o treinamento, onde a minha curiosidade aumentou ainda mais e comecei a aprender muito. Nos treinamentos, primeiro aprendemos sobre habilidades para a vida, depois sobre o mundo do emprego e por fim entrámos no mundo de negócios.

O que mais me tocou foram as energias renováveis, porque fui a um distrito em que a maioria das pessoas usavam energias renováveis e eu não sabia como funcionava, mas depois do treinamento pude perceber não só como funciona, mas também a sua importância: porque é uma energia eficaz, que não polui o ambiente.

Fomos graduados depois de 2 meses de treinamento e tempos depois da graduação, recebi uma notícia que podia me candidatar a um estágio profissional, foi seleccionada para uma entrevista e quando soube que consegui o cargo foi algo muito bom e inesperado.

Comecei então a estagiar como Assistente de Gestão do Centro Yopipila. Meu trabalho é apoiar no controle do uso dos recursos do centro, verificar se o centro está limpo e se o equipamento e material do armazém estão completos, fazer o inventário dos materiais e também sou responsável pela requisição e aquisição de produtos e materiais. “Sinto-me muito feliz por estar a estagiar onde estudei, porque por um lado não esperava por esta oportunidade, mas por outro lado tinha muitas espectativas de conseguir pois me dedicava bastante nos treinamentos, tive um bom desempenho, tenho a força de vontade de querer aprender e as pessoas viram em mim que tenho algo de bom para mostrar.

As coisas que nós não valorizamos, talvez são estas as melhores que vão acontecer nas nossas vidas, porque as pessoas podem não levar a serio esta oportunidade por ser algo gratuito mas as pessoas tem que ter esperança, força e foco!

Partilhar