HISTÓRIA DE SUCESSO BENALDA CHIRAMBO

Olá, sou Benalda Chirambo, tenho 27 anos de idade, vivo no bairro Eduardo Mondlane, foi benificiária do projecto YEP!, implementado pela AZUL.

Eu conheci a AZUL através de um inquérito para participar de um treinamento sobre liderança juvenil. Eu participei neste treinamento e foi umas das melhores coisas que me aconteceu no ano 2020. Foi um treinamento que durou 2 meses, em que aprendi a importância de nós como jovens sermos protagonistas na procura de soluções para diversos problemas que nós temos nas nossas comunidades e não esperar pelo governo solucionar. Também adquiri outras habilidades, uma delas sendo habilidade de boa comunicação.

As habilidades e conhecimentos adquiridos durante o treinamento foram tão uteis para mim, que em 2021 logo depois do treinamento recebi uma proposta da AZUL para trabalhar como assistente administrativa na Fundação AZUL. Além da parte administrativa, também fui dado a responsabilidade de gerir o projecto “Azul Solidário”, que tinha o objetivo de apoiar os jovens deslocados a abrir um negócio para o sustento. Importante foi também que os benificiários desta iniciativa, olhavam para mim não só uma pessoa que ia para lá para as suas casas ou para a comunidade para dizer o que que eles deviam fazer, mais sim como uma pessoa que estava ali para amostrar que eles são capazes de ter ideias de fazer coisas que eles pensavam que nunca seriam capazes de fazer. Este momento para mim foi uma etapa muito importante da minha vida e o feedback dos colegas e da coordenação era positivo.

Deste que eu entrei na AZUL, me deram continuamente a oportunidade de crescer. Crescer em termo mentais e crescer também em termo profissional. Isso porque depois de eu exercer a função Administrativa da Fundação AZUL, foi promovida para a área da facilitação. Esta foi uma boa oportunidade de implementar aquilo que eu havia aprendido e hoje sou uma facilitadora de Habilidade para Vida no centro Yopipila. Hoje eu sirvo de exemplo para outros jovens.

Além do meu crescimento profissional, também ganhei muita experiência e habilidades pessoais graças ao apoio dos meus colegas. Agora estou a frequentar o meu segundo ano na faculdade, estudando psicologia. Essa é uma oportunidade para mim, porque me ajuda a implementar tudo aquilo que eu aprendo no meu dia-a-dia com colegas, os nossos beneficiários e com outras pessoas.  Como aprendi na AZUL, faço tudo com muita paixão e amor.

Agora sou uma pessoa independente e sou uma pessoa capaz de suprir as minhas necessidades e  me sinto uma jovem capaz de partilhar com as outras pessoas aquilo que eu aprendi aquilo que eu procuro viver no meu dia-a-dia.

Para finalizar eu gostaria de deixar algumas palavras que podem servir de inspiração para outros jovens: Neste percurso todo que eu tive em 2020 aqui na AZUL, eu aprendi que não existe limites para sonhar. Simplesmente nós devemos ter a coragem de enfrentar os desafios e ter a mente aberta para poder aprender!

Partilhar