HISTÓRIA DE SUCESSO MEIRINHO MASSAETE

Sou Meirinho Massaete tenho 32 anos de idade, morro no bairro de Mahate, sou colaborado da Fundação Azul, Gestor do Projecto SUPA Talento e Gestor de Engajamento Juvenil.

Conheci a AZUL em 2014 através de um amigo de nome João que conhecia a actual Diretora da AZUL, eu apreciava bastante o trabalho que eles faziam, e quando tive o conhecimento que iam lançar um projecto de segurança rodoviária e iam abrir vagas para voluntários activistas sociais. Gostei da iniciativa e candidatei-me para a campanha de segurança rodoviária SUPA Txenja que por sinal tive linha verde e fui aceite como activista para trabalhar nesta campanha com duração de 2 anos.

O que mais me motivou a fazer parte da AZUL foi exatamente o SUPA Txenja, percebi que era um espaço de jovens onde trocavam ideias, onde os jovens dialogavam e traziam suas ideias para mudar a sociedade. Por esta causa e objectivos decidi fazer parte deste projecto para eu também contribuir para as mudanças nas comunidades. Fui encontrar um espaço aberto para expor as ideias e foi muito bom nestar envolvido em actividades que me davam, um espaço de validação de ideias.

O projecto teve duas fazes, de 2014 à 2016 e 2018 à 2020. Na primeira fase nós trabalhamos em Pemba e Mocímboa de praia e na segunda fase nós trabalhamos em Mocímboa da Praia e Palma.

No projecto participei de várias capacitações em diferentes áreas, como na área de Comunicação, Gestão de Projetos, Higiene Segurança no Trabalho, Informática, no geral foi um trampolim para a minha ingressão no mundo de trabalho. Uma das habilidades que eu adquiri no projecto foi o dinamismo e o poder de agir directamente nas actividades.

Durante o projecto enfrentei desafios pois eu um vinha trabalhando na área de hotelaria e quando entrei no projecto SUPA Txenja fui me deparar com outras áreas, outros tipos de trabalho, outro tipo de dinamismo de trabalho e outros tipos de ferramentas nas quais eu não tinha domínio, exemplo do uso de computador, elaboração de relatórios, elaboração de um documento, e muito mias. Mais ao longo do tempo fui dominando essas ferramentas e comecei a usar duma boa forma.

O projecto Supa Txenja terminou eu sendo um activista, mas tempos depois fui promovido a Líder de Equipe, depois Assistente de projeto, depois Gestor Júnior do projeto VIA e hoje sou Gestor do projeto SUPA Talento e Gestor Júnior de Engajamento Juvenil.

Agora sou independente financeiramente e consigo sustentar a minha família, já tenho uma casa própria tenho os meus negócios a funcionar e sou um jovem independente.

Para mim isto serve para todos jovens que querem aprender coisas novas e para também quem querer desafios de desenvolver e conhecer outras coisas. “Jovens não existem coisas bonitas do que tu experimentares e não existe algo que te vai te fazer experimentar a não ser o questionamento porque não?” Porque que não podes? Nós não podemos ser limitados enquanto conseguimos.

Partilhar